homem1

Apesar de todos os participantes descreverem sua primeira experiência sexual como "inesperada" ou dizerem que "acabou de acontecer", todos, exceto um, descreveram elementos de preparação.

O primeiro elemento de preparação foi a identificação ou criação de um espaço sexual. Um espaço sexual é um ponto no tempo em um local específico em que um indivíduo cria uma oportunidade e expectativa de que o sexo possa acontecer . Os elementos-chave nas narrativas dos participantes foram falta de supervisão de adultos e algum grau de privacidade. Geralmente o espaço era um quarto, mas não precisava ser. Os participantes descreveram festas domésticas não supervisionadas, uma casa (própria ou de um amigo) quando se esperava que os pais estivessem fora por um período de tempo, ou a casa de um irmão ou primo adulto jovem. As festas, em particular, foram reconhecidas pelos participantes como um momento em que o sexo era uma possibilidade.

Rotulamos o segundo elemento da preparação como "mentoring". A tutoria não era um relacionamento formal e reconhecido, mas um padrão de assistência e aconselhamento de um homem mais velho, como um irmão, primo ou amigo. Os mentores permitiram que o primeiro sexo acontecesse através de vários mecanismos. Vários participantes descrevem a “organização” de um irmão, primo ou amigo mais velho, com uma garota que o mentor sabia que estaria disposto a fazer sexo com o participante. Essas meninas costumavam estar ligadas de alguma forma à parceira do mentor (por exemplo, irmã, prima, amiga).
Guilherme descreve ser criado por um irmão; Paulo por um primo:

Testemunho

“Bem, como nós fomos a uma festa, eu estava com meus irmãos e tudo mais ... E nós dançamos e tudo mais, então como se voltássemos para a casa dela porque ela tinha algumas irmãs. Então era como uma coisa de irmão e irmã e nós fizemos sexo. ”

Guilherme, 14 anos,

"Primo foi buscá-la, e já era tarde da noite e minha mãe estava fora da cidade."

Paulo, 16 anos

Essas descrições geralmente envolviam pares quando os pais e outras famílias não estavam presentes. Vários participantes descreveram como o mentor e a parceira do mentor foram para uma parte diferente da casa (por exemplo, um quarto), deixando o participante e a garota em outro cômodo, proporcionando uma oportunidade para o primeiro sexo. Outro mecanismo para os mentores foi o fornecimento de preservativos para o participante antes de um evento, em reconhecimento à possibilidade de sexo. Disse Paulo :

"Eu acho que era como se ela [namorada] estivesse aqui, mas ela só estava aqui por uns cinco minutos, e então eu fui ao quarto dele [do irmão mais velho] e ele me deu [um preservativo]".

Paulo, 16 anos

O terceiro mecanismo de orientação foi o aconselhamento. Isso aconteceu em algum momento antes do primeiro sexo, variando de meses a horas. O mentor forneceria ao participante informações sobre como iniciar a atividade sexual ou deixar a garota de bom humor. Por exemplo, como Jaime disse:

- Quero dizer, como ... digamos, por exemplo, você está tirando o sutiã dela; Eu não sabia como fazer isso ou algo assim. Gostei e depois conversei com meu irmão sobre isso e ele apenas me disse para ter cuidado e coisas assim e depois me deu preservativos também. ”

Jaime, 14 anos

O elemento final da preparação foi o "pré-planejamento" do participante. Vários participantes descreveram antecipar que o sexo pode ser possível em um determinado momento e local e colocar um preservativo no bolso ou na carteira, antecipando essa possibilidade. Dois participantes descreveram isso:

"É como sempre que eu vou a uma festa ou qualquer outra coisa, antes de ir à festa eu sempre tomo banho e depois faço tudo, e sempre coloco uma camisinha no bolso a qualquer momento."

Marcus, 15 anos

"Por alguma estranha razão, eu sempre carrego camisinha comigo, porque você nunca sabe o que vai acontecer, especialmente quando sai para uma festa e sempre usa camisinha."

Matheu, 15 anos

Um segundo aspecto do pré-planejamento era conversar com o parceiro em potencial, dias a semanas antes, sobre a possibilidade de fazer sexo. Essas conversas geralmente assumiam a forma de brincadeira sobre sexo ou o uso de uma situação hipotética. Aqui Jaime descreve o uso de piadas sexuais:

"Porque eu sempre faço piadas [sexuais] com ela ou o que quer que seja, e foi nessa noite que ela [iniciou o sexo]."

Jaime, 15 anos

Essas conversas iniciais pareciam ser usadas pelos participantes para avaliar o interesse e o consentimento potencial da parte do participante. Jaime conversou especificamente com seu primeiro parceiro com antecedência sobre consentimento e evitar a coerção ou o aparecimento de estupro. Ele perguntou a ela, se eles faziam sexo, ela se sentiria confortável em dizer "não".

A maioria dos episódios do primeiro sexo vaginal aconteceu com uma parceira que era razoavelmente bem conhecida pelo participante. Isso incluía namoradas, ex-namoradas e amigos íntimos que se tornariam namoradas. Apesar do fato de o indivíduo ser conhecido, apenas um participante relatou marcar uma consulta específica (hora, local) com uma pessoa específica para o primeiro sexo. As parceiras geralmente tinham a mesma idade ou mais. O restante relatou que o sexo "apenas aconteceu". Observamos que houve pouca ou nenhuma discussão sobre o uso de álcool ou drogas em suas narrativas do primeiro sexo.

Evento Sexual

A segunda parte do primeiro sexo foi o próprio evento sexual. Como observado acima, os parceiros eram geralmente conhecidos pelo participante e suas percepções do evento eram de que era "inesperado" ou "apenas aconteceu". O evento real foi iniciado pela fêmea. A iniciação era quase sempre não verbal, mas óbvia. Os participantes descreveram pistas não verbais, como a parceira levando o participante para a cama, dando-lhe um preservativo para usar ou tirando a própria roupa de baixo e a roupa de baixo dos participantes.

Joel e Jaime contam:

“Ela jogou algo em mim e eu joguei de volta, então ela veio e me bateu e então eu a ataquei, sim ... Ela me beijou… eu estava ótima, nós nos beijamos, então começamos a nos beijar… Sim, fiquei um pouco surpreso. Eu estava tipo, ei, ah, tudo bem, e continuamos nos beijando ... Ela tirou a calcinha e tirou minha cueca e foi assim que aconteceu.

Joel, 16 anos

“Porque - como se estivéssemos nos beijando e então ela começou a se deitar e depois como se estivesse me puxando, mas ela foi assim, como se estivesse me puxando em cima dela e coisas assim. Então eu pensei que talvez ela queira que eu faça isso.

Jaime, 14 anos

Embora, em geral, nenhuma troca verbal tenha acontecido no momento do evento sexual, houve duas exceções. O primeiro participante foi convidado por uma garota e seu primo para fazer sexo em grupo em sua casa, e o participante, Matheus, descreve o que aconteceu em uma festa:

“Eu sabia pelo jeito que ela estava olhando para mim e ela simplesmente disse isso.
Ela disse: 'Eu quero fazer sexo com você.' ”

Matheus, 16 anos

Todos os participantes, exceto Aairton , descreveram o sexo vaginal ou "regular" na sua primeira experiência sexual. Enquanto a maioria descreveu beijos e alguns descreveram abraços, não houve outras preliminares. A maioria descreveu o uso de preservativo. Os eventos foram rápidos e a maioria não se despiu além de tirar a calça e a calcinha. Pelo menos metade dos participantes disse que não ejacularam.

O primeiro sexo foi visto como um ritual de passagem para quase todos os participantes. A maioria descreveu emoções elevadas relacionadas ao evento. Pelo menos metade descreveu sentir-se "assustado", "nervoso" ou "nervosa". Como David e Jeferson disseram:

“Quero dizer primeira vez. Eu estava definitivamente assustada então. Primeira vez, quero dizer, nervosismo. Primeiros nervos. Mas superei.

David, 15 anos

"Um pouco nervoso e animado ... Estou me tornando um homem - porque é algo que nunca aconteceu antes."

Jeferson, 15 anos

Outros não puderam dar um nome a seus sentimentos, ao invés disso, usaram descritores como “sentimentos estranhos”, “sentindo-se diferentes” ou perdendo palavras para descrever como se sentiam.

Por exemplo, Alex descreveu:

“Era realmente uma coisa totalmente diferente, como se eu estivesse entorpecido ... eu não sei. Era como se eu não fosse como sempre, como se eu não estivesse focando em nada, eu, apenas nela. E então, [não] foi doloroso ou algo assim, eu acho que estava falando sério. E eu não sei, apenas isso. Você sabe, eu não sei, é como, para explicar, eu realmente não sei. Acho que apenas as coisas acontecem, e então, quando alguém faz sexo, eu acho. Então eu gosto, não sabia o que estava fazendo realmente. Como se eu soubesse que estava fazendo isso, mas não era como eu, então acho.

Alex, 16 anos

Mais tarde
A parte final do primeiro sexo foi depois. Seus relatos foram mais notáveis ​​para o que não ocorreu após o primeiro sexo. Quando os detalhes foram fornecidos, quase todos descreveram voltar às atividades anteriores com o parceiro - para alguns, isso estava assistindo TV, outros voltaram para a festa e conversaram com amigos, outros simplesmente saíram sem dizer muito.

Como Jeferson descreveu:

"Vestimos nossas roupas ... Ficamos sentados lá, até que os pais dela voltaram para casa ... Nada, apenas começamos a assistir TV como se nada tivesse acontecido".

Jeferson, 15 anos

Quando a conversa aconteceu, houve apenas conversa fiada e ninguém discutiu o que havia acontecido. Por exemplo:

"Nada. Como conversamos um pouco e depois gostamos de ir embora ... Então, como acabamos de conversar, estávamos conversando sobre qual escola ela frequentava e começamos a conversar sobre o que íamos fazer ... manteríamos contato um com o outro, depois eu e meus irmãos foram embora. "

Cristiano, 14 anos

O pequeno subconjunto que descreveu conversando com o parceiro sobre o que aconteceu aconteceu dias depois, por escrito e por telefone, como ilustrado por Jeferson e Paulo:

“Ela telefonou, mas não disse nada ali. Ela perguntou você gostou? Eu vou sim Ela começou a fazer um monte de perguntas. Se foi bom ou o que for, ou não.

Jeferson, 15 anos

"Sim, quero dizer, ela está escrevendo cartas falando sobre ela querer fazer isso de novo e tudo mais."

Paulo, 16 anos

Quando perguntados sobre seus sentimentos após o primeiro encontro sexual, todos, exceto um, descreveram a experiência de maneira positiva, ou pelo menos mais positiva que negativa. Joel descreve uma alta emocional desde o primeiro sexo:

“Era uma coisa normal de adolescente. Acabei de pegar um pouco e estava na estrada do reino.

Joel, 16 anos

No entanto, um subconjunto de homens relatou sentir-se "decepcionado" com sua primeira experiência sexual. Os participantes descreveram expectativas românticas, como esperar que o sexo aprofundasse seu relacionamento emocional, levasse a um compromisso de longo prazo, aumentasse seus sentimentos de amor e geralmente mudasse suas vidas, fazendo com que se sentissem diferentes de alguma forma. Todos que descreveram esses sentimentos de decepção sentiram que sua primeira experiência sexual não seguiu a do "ideal romântico". Alex descreve a expectativa de que o sexo levaria a um relacionamento mais profundo e comprometido, e Jeferson descreve a expectativa de que ele mudaria de alguma forma.

“Eu pensei que era, tipo, sexo, romanticamente ... eu sabia que seria como eu e ela, como e provavelmente, eu não sei, eu provavelmente como uma maneira romântica, vamos fazer isso. Mas você sabe, acho que não.

Alex, 16 anos

“Quando eu estava fazendo isso, estava me sentindo bem comigo mesmo e, no dia seguinte, talvez nem tivesse acontecido. Assim como um dia normal, outro dia.

Jeferson, 15 anos

Vários outros arruinaram o fato de que seu primeiro sexo não foi com um parceiro especial o suficiente e levantaram a hipótese de que seu sentimento de decepção se devia ao fato de não estarem com a pessoa certa.

Exceções

Os relatos de Gary e Airton sobre o primeiro sexo diferiram acentuadamente da narrativa dominante. A narrativa de Gary enfocou o sexo como uma conquista, desprovida de significado relacional. Ele descreveu potenciais parceiros do sexo feminino para si e amigos do sexo masculino como "vítimas" e descreveu sua primeira experiência sexual como uma "iniciação" em seu grupo. Ele abordou o sexo primeiro e subsequente como uma transação.
Gary havia contatado especificamente sua primeira parceira sexual através da Internet naquele dia, para fins de sexo. Ele não descreveu nem amizade nem relacionamentos românticos com seu primeiro ou subsequente parceiro sexual feminino, nem descreveu valor emocional ou relacional para o sexo. No entanto, até Gary relatou sentir medo antes de sua primeira experiência sexual:

"Eu estava apenas procurando desculpas para não fazer isso porque estava com medo e não queria decepcionar essa garota."

Gary, 14 anos

A segunda exceção foi Airton, cujo primeiro sexo foi praticado no início da adolescência como um desafio durante um jogo de festa. Airton não relatou nenhuma preparação para o evento.
Dele descreve sua escolha e sentimentos de desespero:

“Tivemos que entrar no armário e fazer sexo ... Ficamos lá por uns dois minutos. Essa foi a hora que eles nos deram e quando os dois minutos terminaram, tivemos que terminar e foi principalmente isso ... eu simplesmente não achei que estava certo e todos disseram que eu tinha que fazer isso ou a pessoa que não quer fazer, tinha que fazer alguma coisa. Eu acho que eles tiveram que andar nus pela festa toda, então eu tive que fazer isso ou ficar envergonhada, então acabei fazendo isso [tentando fazer sexo]. ”

Airton, 15 anos

Embora Airton tenha dito que a jovem era uma amiga que também consentiu verbalmente com o jogo, ele disse que ambos estavam "assustados". Ele não parecia saber exatamente o que aconteceu sexualmente, exceto que a penetração não ocorreu. Airton descreveu um alto grau de arrependimento e tristeza após o evento e relatou que encerrou sua amizade. No entanto, sua história também é consistente com o modelo acima, pois a falta de preparação, orientação e prontidão para o sexo da parte dele resultou em uma experiência muito difícil.

Conceitos finais

Os resultados deste estudo têm várias implicações no desenho de modelos de intervenção para homens jovens. Consistente com os dados e as narrativas demonstram altos níveis de uso de preservativo no primeiro sexo. Dado que esses níveis tendem a cair ao longo do tempo e dentro dos relacionamentos, os modelos de promoção da saúde sexual devem se concentrar na manutenção desses níveis. Nossas descobertas sugerem que esses modelos de promoção da saúde sexual devem ir além da educação sobre práticas sexuais seguras e também se concentrar em relacionamentos sexuais saudáveis, incluindo seleção de parceiros, expectativas de relacionamentos, maturidade emocional e comunicação sobre sexo. A importância de "mentores" em nossas narrativas reforça a necessidade de entender e utilizar melhor as redes sociais de um jovem na promoção da saúde sexual, em particular os irmãos, primos e parceiras mais velhas, outro fato importante esta na relação de sentimentos, alguns tiveram decepcção pois achavam que seu relacionamento havia iniciado um quadro de amor.
A preparação de todos os meninos esta alicerçada nas informações de outros mais velhos, que também podem ter iniciado com com total desconhecimento e vão seguir pela vida adulta assim. Muitas meninas também não ajudam,por desconhcer. Na verdade a relação sexual ela só vai ter sentido se for feita com AMOR.

What do you want to do ?
New mail

What do you want to do ?
New mail

Nosso Endereço

• Rua Carlos Chagas, 635 - Jardim Esplanada  - São José dos Campos - São Paulo -  Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (12) 3027-4844 - Whats Consulta 98822 0007

Sua Opinião

• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (12) 3027-4844 - Whats Consulta 98822 0007

Leia um dos mais importantes sites da saúde mental.

Usuários Online

Temos 992 visitantes e Nenhum membro online

Configurações do Site

Cor

Escolha uma das cores abaixo:
Azul Laranja Vermelho

Corpo

Cor de fundo
Cor do texto

Cabeçalho

Cor de Fundo

Destaque 3