A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada entre a bexiga e o pênis. A próstata está bem na frente do reto. A uretra atravessa o centro da próstata, da bexiga ao pênis, deixando a urina fluir para fora do corpo.

A próstata secreta fluido que nutre e protege os espermatozóides. Durante a ejaculação, a próstata espreme esse líquido para a uretra e é expelido pelos espermatozóides como sêmen.

Os vasos deferentes (singular: vasos deferentes) trazem espermatozóides dos testículos para as vesículas seminais. As vesículas seminais contribuem com líquido para o sêmen durante a ejaculação.

Condições da próstata

Prostatite : Inflamação da próstata, às vezes causada por infecção. É normalmente tratado com antibióticos.

Próstata aumentada: denominada hipertrofia prostática benigna ou HBP, o crescimento da próstata afeta praticamente todos os homens acima de 50 anos. Os sintomas de dificuldade para urinar tendem a aumentar com a idade. Medicamentos ou cirurgia podem tratar a HBP.

Câncer de próstata : é a forma mais comum de câncer em homens (além do câncer de pele), mas apenas um em cada 41 homens morre de câncer de próstata. Cirurgia, radiação, terapia hormonal e quimioterapia podem ser usadas para tratar o câncer de próstata. Alguns homens optam por adiar o tratamento, que é chamado de espera vigilante.

Testes de próstata

Exame retal digital (DRE) : Um médico insere um dedo lubrificado e com luvas no reto e sente a próstata. Às vezes, um DRE pode detectar aumento da próstata, nódulos ou nódulos de câncer de próstata ou sensibilidade da prostatite.

Antígeno prostático específico (PSA) : A próstata produz uma proteína chamada PSA, que pode ser medida por um exame de sangue. Se o PSA for alto, o câncer de próstata é mais provável, mas uma próstata aumentada também pode causar um PSA alto. Recomendações sobre se um homem deve ou não ser rastreado e com que idade diferem. Converse com seu médico sobre se você precisa de testes e os possíveis benefícios e riscos.

Ultra-som da próstata (ultra-som transretal) : Uma sonda de ultra-som é inserida no reto, aproximando-o da próstata. O ultra-som geralmente é feito com uma biópsia para testar o câncer de próstata.

Biópsia da próstata : Uma agulha é inserida na próstata para retirar o tecido e verificar o câncer de próstata. Isso geralmente é feito através do reto.

Como é o tratamento

Todos os homens têm uma próstata . É encontrado logo abaixo da bexiga . Começa do tamanho de uma noz, mas aumenta à medida que envelhece. A próstata produz sêmen , o fluido que transporta esperma . Se algo faz com que fique inchado, sensível ou inflamado, você tem o que é chamado de " prostatite ".

A prostatite não é câncer e não causa câncer . Ainda assim, pode ser difícil de tratar. Não há uma cura específica. Os homens sofrem de prostatite por muitas razões diferentes, e os médicos não entendem todas.

O seu médico tentará reduzir seus sintomas e aliviar sua dor . Os tratamentos que você recebe dependerão do tipo de prostatite que você possui. Esses tratamentos podem incluir o seguinte:

Remédio

Antibióticos . Se uma infecção bacteriana estiver causando sintomas graves, seu médico pode querer que você vá ao hospital e tome antibióticos por via intravenosa primeiro.

Pode ser necessário tomá-los por via oral por até um mês.

Se seus sintomas persistirem, seu médico pode sugerir que você mantenha uma dose baixa de antibióticos por longo prazo.