É comum que o pênis se incline levemente para a esquerda ou direita quando está ereto. Mas se você tem uma inclinação mais significativa no pênis, o que pode causar dor ou dificuldade em fazer sexo, consulte o seu médico de família ou vá para a clínica de medicina geniturinária (GUM) local. Às vezes, esses podem ser sintomas da doença de Peyronie.

O que é a doença de Peyronie?

A doença de Peyronie faz com que o pênis fique curvado quando ereto. A condição afeta principalmente homens acima de 40 anos, embora possa acontecer em qualquer idade.

Quais são os sintomas da doença de Peyronie?

Os sintomas da doença de Peyronie incluem:

• uma área espessa ou nódulo duro (placa) no eixo do pênis (é raro obter mais de uma placa)
  • uma curva no pênis quando está ereto (geralmente se curva para cima)
  • dor no pênis, geralmente durante uma ereção (a dor no pênis não ereto é rara)
  • perda de comprimento ou circunferência do pênis

Alguns homens com essa condição sentem dor no pênis, enquanto outros não sofrem. Se você sentir dor, pode melhorar com o tempo.

Mas, em casos graves, a curva no pênis pode dificultar, tornar doloroso ou até impossível fazer sexo. A doença de Peyronie também pode levar à disfunção erétil.

O que causa a doença de Peyronie?

A causa da doença de Peyronie ainda não está esclarecida.

Pensa-se que a condição às vezes ocorre após uma lesão no pênis quando ereto, como ser dobrado durante o sexo, mas pode se desenvolver sem qualquer causa óbvia.

A doença de Peyronie pode ocorrer em famílias.

Tratamentos não cirúrgicos para a doença de Peyronie

Muitos homens não precisam de tratamento, pois não sentem dor ou a condição não afeta sua função sexual. Às vezes, a condição pode melhorar sem tratamento.

Vários tratamentos não cirúrgicos estão disponíveis, incluindo medicamentos e injeções de esteróides na área afetada. Mas há evidências limitadas de sua eficácia.

Tratamentos cirúrgicos para a doença de Peyronie

Em casos graves, pode ser possível tratar a doença de Peyronie com cirurgia. Mas os médicos recomendam esperar pelo menos 12 meses antes de considerar a cirurgia, pois a condição pode melhorar sem tratamento em alguns homens.

A cirurgia pode envolver:

• remover ou cortar a placa e colocar um pedaço de pele ou veia para endireitar o pênis
  • remover uma área do pênis oposta à placa para cancelar a curva (isso pode levar a um ligeiro encurtamento do pênis)
  • implantar um dispositivo para endireitar o pênis

O que devo fazer se estiver preocupado com meu pênis curvo?

Se você está preocupado com um nódulo ou curvatura no pênis, ou está causando problemas com o sexo, vá ao seu médico ou a uma clínica local da GUM.