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A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) pode ser estressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma nova doença e o que poderia acontecer podem ser esmagadores e causar fortes emoções em adultos e crianças.

 

Ações de saúde pública, como distanciamento social, podem fazer com que as pessoas se sintam isoladas e sozinhas e podem aumentar o estresse e a ansiedade. No entanto, essas ações são necessárias para reduzir a propagação do COVID-19. Lidar com o estresse de maneira saudável tornará você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.

O estresse durante um surto de doença infecciosa às vezes pode causar o seguinte:

  • Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos, com sua situação financeira ou trabalho ou com a perda dos serviços de apoio nos quais você confia.
    Alterações no sono ou nos padrões alimentares.
    Dificuldade para dormir ou se concentrar.
    Piora dos problemas crônicos de saúde.
    Piora das condições de saúde mental.
    Maior uso de tabaco e / ou álcool e outras substâncias .


Todo mundo reage de maneira diferente a situações estressantes
Como você responde ao estresse durante a pandemia do COVID-19 pode depender de sua formação, seu apoio social de familiares ou amigos, sua situação financeira, sua saúde e formação emocional, a comunidade em que vive e muitos outros fatores. As mudanças que podem ocorrer devido à pandemia do COVID-19 e as maneiras pelas quais tentamos conter a propagação do vírus podem afetar qualquer pessoa.

As pessoas que podem responder mais fortemente ao estresse de uma crise incluem:

  • Pessoas com maior risco de doença grave do COVID-19 (por exemplo, idosos e pessoas de qualquer idade com determinadas condições médicas subjacentes ).
    Crianças e adolescentes .
    Pessoas que cuidam de familiares ou entes queridos .
    Trabalhadores da linha de frente, como prestadores de serviços de saúde e socorristas ,
    Trabalhadores essenciais que trabalham na indústria de alimentos .
    Pessoas que têm condições de saúde mental existentes .
    Pessoas que usam substâncias ou têm um distúrbio de uso de substâncias.
    Pessoas que perderam o emprego, tiveram seu horário de trabalho reduzido ou tiveram outras mudanças importantes em seu emprego.
    Pessoas com deficiência ou atraso no desenvolvimento.
    Pessoas socialmente isoladas de outras pessoas, incluindo pessoas que moram sozinhas e pessoas em áreas rurais ou de fronteira.
    Pessoas de algumas minorias raciais e étnicas .
    Pessoas que não têm acesso a informações no idioma principal.
    Pessoas em situação de rua .
    Pessoas que vivem em ambientes de congregação (grupo) .
    Cuide de si e da sua comunidade
    Cuidar de seus amigos e sua família pode aliviar o estresse, mas deve ser equilibrado com o cuidado de si mesmo. Ajudar outras pessoas a lidar com o estresse , como fornecer apoio social, também pode fortalecer sua comunidade. Durante os períodos de maior distanciamento social, as pessoas ainda podem manter conexões sociais e cuidar de sua saúde mental. Chamadas telefônicas ou videochamadas podem ajudar você e seus entes queridos a se sentirem socialmente conectados, menos solitários ou isolados.

Maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse

  • Saiba o que fazer se estiver doente e preocupado com o COVID-19 . Entre em contato com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer autotratamento para COVID-19.
    Saiba onde e como obter tratamento e outros serviços e recursos de suporte, incluindo aconselhamento ou terapia (pessoalmente ou por meio de serviços de telessaúde).
    Cuide de sua saúde emocional. Cuidar da sua saúde emocional o ajudará a pensar com clareza e a reagir às necessidades urgentes de proteger a si e à sua família.
    Faça pausas ao assistir, ler ou ouvir notícias , incluindo aquelas nas mídias sociais. Ouvir sobre a pandemia repetidamente pode ser perturbador.
    Cuide do seu corpo .
    Respire fundo, alongue ou mediteícone externo.
    Tente comer refeições saudáveis ​​e equilibradas .
    Exercite-se regularmente .
    Durma bastante .
    Evite o uso excessivo de álcool e drogas .
    Arranje tempo para relaxar . Tente fazer outras atividades que você goste.
    Conecte-se com outras pessoas . Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações e como está se sentindo.
    Conecte-se com suas organizações comunitárias ou religiosas . Enquanto as medidas de distanciamento social estiverem em vigor, considere conectar-se on-line, por meio de mídia social ou por telefone ou correio.
    Conheça os fatos para ajudar a reduzir o estresse
    Conhecer os fatos sobre o COVID-19 e impedir a disseminação de rumores pode ajudar a reduzir o estresse e o estigma . Compreender o risco para si e para as pessoas de quem você gosta pode ajudá-lo a se conectar com os outros e tornar o surto menos estressante.

Cuide da sua saúde mental

A saúde mental é uma parte importante da saúde e bem-estar geral. Afeta como pensamos, sentimos e agimos. Também pode afetar a maneira como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas durante uma emergência.

Pessoas com condições de saúde mental pré-existentes ou transtornos por uso de substâncias podem ser particularmente vulneráveis ​​em situações de emergência. As condições de saúde mental (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar ou esquizofrenia) afetam o pensamento, o sentimento, o humor ou o comportamento de uma pessoa de uma maneira que influencia sua capacidade de se relacionar com outras pessoas e funcionar todos os dias. Essas condições podem ser situacionais (a curto prazo) ou duradouras (crônicas). Pessoas com condições de saúde mental preexistentes devem continuar com o tratamento e estar atentas a novos ou agravados sintomas. Se você acha que tem sintomas novos ou piores, ligue para o seu médico.

 
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