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Sala de Estudos Profissionais - Estudantes

Talvez você tenha ouvido de que podemos mudar seu cérebro. De fato, os cientistas provaram que seu cérebro está sendo moldado, moldado e alterado por suas experiências todos os dias.

 

Isso é chamado de plasticidade neural. Assim como uma garrafa de água plástica se torna flexível quando aquecida, seu cérebro está sendo influenciado e moldado pelo que está acontecendo em sua vida. Esse avanço científico único alterou significativamente nossa compreensão de como mudar hábitos, aumentar a felicidade, melhorar a saúde e até mudar nossa genética.

A plasticidade neural evoluiu com o estudo da natureza plástica e maleável do cérebro. Reestruturar seu cérebro é um processo dinâmico que ocorre dentro do relacionamento entre sua mente, cérebro e corpo. Eles estão intrinsecamente interconectados como um sistema sofisticado para garantir sua sobrevivência e homeostase. O que acontece com um desses sistemas tem um impacto direto nos outros.

O que isso significa para você?

Sim.Você pode usar sua mente para mudar seu cérebro e aumentar seus níveis de felicidade.


De acordo com Michael Merzenich do livro, "O cérebro que muda a si mesmo, praticando um novo hábito sob as condições certas, pode mudar centenas de milhões e possivelmente bilhões de conexões entre as células nervosas em nossas vias neurais" . O cérebro humano é composto de cerca de 100 bilhões de neurônios, perfazendo um total de 100 trilhões de conexões neurais. Isso é muito poder neural, na ponta dos dedos.

Vejamos uma demonstração da plasticidade neural da pesquisa em ciências do cérebro. Quando você se envolve em práticas que aumentam os sentimentos de felicidade, você aumenta a atividade no córtex pré-frontal esquerdo do cérebro. Ao continuar se sentindo feliz, você fortalece essa atividade e solidifica as vias cerebrais que facilitam a replicação dos sentimentos de felicidade. As pessoas otimistas têm mais atividade no córtex pré-frontal esquerdo do que as pessoas pessimistas.

A plasticidade neural abriu portas de esperança para transformar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, mudar hábitos não saudáveis ​​e aumentar o potencial de experiência duradoura. felicidade.

A plasticidade cerebral parece ser a base fisiológica da possibilidade de transformar nossas mentes. Ao mobilizar nossos pensamentos e praticar novas formas de pensar, podemos remodelar nossas células nervosas e mudar a maneira como nossos cérebros funcionam.


Plasticidade neural: como usar sua mente para mudar seu cérebro


A atividade mental fortalece as vias neurais do cérebro associadas ao que você focaliza com seus pensamentos e sentimentos. Para simplificar demais isso - mas, no entanto, indicar claramente o que está acontecendo - se você se concentrar na felicidade com seus pensamentos e sentimentos, fortalece os caminhos da felicidade.
Se você se concentrar no estresse com seus pensamentos e sentimentos, reforça os caminhos do estresse. Todo pensamento que você pensa e sente, fortalece os circuitos no seu cérebro, conhecidos como caminhos neurais. Os caminhos neurais são a base de seus hábitos de pensar, sentir e agir. Eles são o que você acredita ser verdade e por que você faz o que faz. A descoberta histórica de Donald Hebb, em 1949, “neurônios que disparam juntos se unem”, explica melhor o processo de formação, fortalecimento e solidificação de vias neurais.imagem da trilha da natureza como metáfora das vias neurais

Caminhos do Cérebro

Trilhas para caminhadas são semelhantes às vias cerebrais. Assim como um caminho gramado se torna achatado, emaranhado e desgastado toda vez que um caminhante passa por ele, ao se concentrar em algo com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, você fortalece os caminhos do cérebro. Ao longo dos dias, meses e anos, uma trilha de caminhada bem percorrida se torna um caminho bem usado. Compare isso com uma trilha que não é bem percorrida ou talvez uma trilha fraca feita por pequenos animais. Essas trilhas podem ser visíveis a olho nu, no entanto, sua visibilidade empalidece em comparação com as trilhas que recebem maior tráfego de pedestres.

Esta é uma ótima notícia para fazer as alterações desejadas. Desde que você saiba como desenvolver e fortalecer os caminhos neurais, você pode mudar praticamente tudo o que quiser.
É também por isso que os hábitos que você tem há muitos anos são os mais difíceis de mudar. Eles esculpiram os sulcos mais desgastados ou trilhas mais profundas do seu cérebro. Assim, o caminho relacionado a se vestir de manhã aos 50 anos é muito mais profundo e desgastado do que o caminho que você tinha aos 8 anos.

 

Criar novos hábitos

Felizmente, ao praticar novos caminhos, você naturalmente enfraquece os velhos caminhos.

  • *Quando você pensa pensamentos semelhantes e sente sentimentos semelhantes, cria novos hábitos.e crenças ou solidificar as antigas.
    *Eventualmente, por meio da repetição e da intensidade dos sentimentos, seus novos hábitos são executados no piloto automático.
    *Por exemplo, se você conscientemente se concentrar em se exercitar quatro vezes por semana, revendo suas metas diariamente, conversando com outras pessoas em busca de apoio, visualizando seu sucesso, indo para a cama cedo, e reunindo-se com um instrutor de fitness semanalmente, você religa seu novo hábito de exercício. No entanto, se você conscientemente não direcionar a atenção de sua mente para o seu objetivo de exercício, encontrará os padrões mais fortes de dormência existentes no piloto automático.
    *Os hábitos automáticos existentes e muitas vezes indesejados dirigem seu cérebro, corpo e comportamento. No entanto, com o tempo e nas condições certas, você pode mudar velhos hábitos e criar o hábito de uma felicidade duradoura.

Você pode estar se perguntando, se meu cérebro muda tão facilmente quanto o superaquecimento de um recipiente de plástico no micro-ondas, por que é tão difícil manter um objetivo, uma nova dieta, um programa de condicionamento físico ou parar com o hábito de se sabotar?

 

Caminho de menor resistência

 

A maioria das pessoas vive no piloto automático a maior parte do tempo. Isso ocorre porque nossos caminhos neurais operam sob a lei do menor esforço, ou o caminho da menor resistência. O caminho mais usado é o mais forte e fácil de percorrer. É como viajar por uma super rodovia ou uma corrida de esqui olímpica. Permite economizar energia mental e responder rapidamente às suas experiências de vida. Esse tipo de condicionamento automático pode ser visto na memória corporal de atletas profissionais ou pianistas de primeira linha. Também pode ser visto na última vez em que você voltou para casa do trabalho, mas não se lembrou de toda a viagem.

A verdade simples da questão é que a maioria das pessoas não sabe que está reciclando as antigas notícias de ontem. Já foi dito que, quando temos 35 anos, até 90% do que pensamos, sentimos e fazemos é reciclado do nosso passado. À primeira vista, isso pode parecer um pouco deprimente. É verdade que somos criaturas de hábitos e, como tal, tendem a seguir o caminho de menor resistência sempre que possível. Desenvolvemos crenças e hábitos de comportamento relacionados aos nossos relacionamentos, dinheiro, carreira, saúde, direção, vestuário, condicionamento físico e nosso corpo. Em seguida, procuramos confirmar e validar essas crenças em nossas experiências cotidianas. Os hábitos são úteis no caso de dirigir um carro, dominar uma habilidade profissional ou aprender um programa de computador; no entanto, eles podem ser altamente limitantes quando aplicados a nossos relacionamentos, corpos ou níveis de felicidade. Essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas estabelecem as mesmas metas a cada ano para entrar em forma e se alimentar de forma saudável. Tenha certeza de que a mudança é absolutamente possível, mas para parar de reciclar velhos hábitos de comer ou se exercitar, você precisa entender como reconectar seu cérebro.

Ao olhar para a formação de novas vias neurais, você confrontará suas crenças existentes que mantêm suas atuais vias neurais no lugar. Se olharmos para a criação de novos caminhos neurais para nos sentirmos mais felizes como exemplo, você provavelmente estará examinando crenças que o mantêm estressado e infeliz. As crenças desempenham um papel central na manutenção de seus padrões de estresse ou felicidade.

 

O que são crenças?

 

As crenças são frequentemente consideradas em sua mente como a verdade ou os fatos de uma situação. Na realidade, são pensamentos que você tem pensado e emoções que você tem sentido repetidamente. São opiniões fortes, na melhor das hipóteses. Mas eles não estão necessariamente certos ou errados.

Eles são baseados em experiências do seu passado que foram validadas repetidamente ao longo dos anos por novas experiências semelhantes. Por exemplo, se você cresceu com pais que não demonstraram muito afeto físico, pode ter desenvolvido a crença de que demonstrar afeto em público não é como os casais devem agir. À medida que envelhece e começa a namorar, você pode sentir-se desconfortável quando seu namorado / namorada tenta abraçá-lo, segurar sua mão ou beijar em público. Você pode até não ter certeza do porquê de se sentir tão desconfortável, mas, na sua opinião, acredita que é errado e impróprio ser afetuoso em público. Essa crença pode causar muita tensão em seus relacionamentos.

Curiosamente, as crenças normalmente nem se baseiam nos fatos das experiências, mas na interpretação dos fatos. Em qualquer situação, existem os fatos e depois as suas interpretações. Geralmente, esses dois fatores são muito diferentes. É por isso que cinco crianças que crescem na mesma família podem ter cinco interpretações diferentes de suas experiências de infância. Na maioria das vezes, vivemos de nossas interpretações como se fossem os fatos. É aqui que entramos em apuros.

Vamos voltar ao exemplo de seus pais que não mostraram afeto físico. Há uma infinidade de razões pelas quais eles podem não ter demonstrado afeto. Esses motivos geralmente têm mais a ver com a saúde de sua conexão e comunicação do que com qualquer ideal de moralidade ou comportamento certo / errado em relação a demonstrações públicas de afeto. Se você não questionar ou examinar as interpretações que formam essa crença, provavelmente ficará preso na crença como se fosse a verdade ou fatos sobre como agir quando em um relacionamento. Consequentemente, você nunca pode experimentar a magia de um passeio romântico na praia, segurando a mão do seu parceiro.

Você não precisa se aprofundar nas diferentes crenças políticas, religiosas e morais para ver como e por que nossas interpretações nos causam problemas. Curiosamente, uma vez que uma crença está em vigor, você passa o resto da vida defendendo-a. Isso ocorre devido ao viés biológico que prioriza a autopreservação, que se traduz em estar certo. Digamos que você queira experimentar maior felicidade. Para criar novos caminhos neurais de felicidade, você precisa acreditar que é certo que você seja feliz. Ironicamente, embora a maioria das pessoas queira ser feliz, elas têm crenças subconscientes conflitantes a respeito de ser realmente feliz.

 

O estresse é um caminho de menor resistência

 

Alinhado ao entendimento de como o caminho de menor resistência funciona em relação a crenças ultrapassadas, também aponta para o potencial de autossabotagem do estresse. Apelidado de "Epidemia do século XXI", o estresse é um grande sabotador da plasticidade neural saudável. Em sua natureza plástica fiel à forma, o cérebro muda para o que é mais influenciado. Consequentemente, devido à predominância do estresse crônico, o cérebro analítico é altamente influenciado pelo cérebro emocional. A repetição e a intensidade emocional da resposta ao estresse substituem facilmente as fracas tentativas de positividade; em vez disso, o cérebro analítico muda de estrutura para corresponder ao estresse. Norman Doidge refere-se a este fenômeno:

A neuroplasticidade tem o poder de produzir comportamentos mais flexíveis, mas também mais rígidos - um fenômeno que chamo de "paradoxo plástico". Ironicamente, alguns de nossos hábitos e transtornos mais difíceis são produtos de nossa plasticidade. Uma vez que uma alteração plástica específica ocorre no cérebro e se torna bem estabelecida, ela pode impedir que outras alterações ocorram. É entendendo os efeitos positivos e negativos da plasticidade que podemos realmente entender a extensão das possibilidades humanas.

Mudanças que não são suportadas pelo sistema nervoso não são mudanças duradouras. O estresse continua a ser um concorrente diário nos tempos modernos, com 70% das pessoas relatando estresse crônico. De acordo com um estudo sobre o estresse na América, o medo de tiroteios em massa é a fonte mais comum de estresse em 2019, com os cuidados de saúde chegando em segundo. Outros estressores principais incluem imigração, segurança, discriminação, atos de terrorismo, mudança climática, assédio sexual, preocupações financeiras, estresse no local de trabalho e pressão nas mídias sociais. Difundir o estresse através de estratégias de autoconsciência e auto-regulação que visam a regulação do sistema nervoso são componentes vitais da religação das vias neurais. Em nossa prática de aconselhamento, ajudamos os clientes a utilizar as quatro principais condições para apoiar a plasticidade neural e reconectar o cérebro .

 

Emoção positiva

 

Um pensamento sem intensa emoção e sentimento não tem significado, valor e poder real para envolver efetivamente seus caminhos neurais. A intensidade da emoção e do sentimento é necessária para ter uma experiência e torná-la um hábito solidificado. Quanto mais emoção você envolve, mais neurônios você ativa para formar caminhos desgastados. Emoções e sentimentos agem como a cola que o liga a experiências. A energia emocional é o suco ou combustível por trás dos seus pensamentos que dá poder às suas memórias, objetivos, esperanças e sonhos.7

Sinta-se genuinamente e emocionalmente conectado à sua intenção de ser feliz com sentimentos de esperança, confiança e positividade.

PRÁTICA : Faça algo todos os dias que você gosta. Enquanto você estiver envolvido nessa atividade de bons sentimentos, concentre-se nos sentimentos de alcançar seus objetivos e intenções.

 

Repetição e Prática
As vias neurais são fortalecidas em hábitos através da repetição e prática de pensar, sentir e agir.

PRÁTICA: Comece sua manhã declarando apaixonadamente seus objetivos para o dia. As declarações enviam o poder do seu subconsciente em uma missão para encontrar soluções para cumprir seus objetivos.

 

Visualização
A visualização é quase tão poderosa quanto a coisa real, dado que seu cérebro não pode dizer a diferença entre algo real ou imaginado. A pesquisa mostra que, sempre que você pensa, está envolvido e, portanto, condicionando os caminhos neurais. Consequentemente, se você está relembrando o passado, pensando no presente ou antecipando o futuro, está fortalecendo as redes neurais associadas ao que quer que esteja pensando. A parte mais importante do uso da visualização para fortalecer hábitos saudáveis ​​é envolver sua emoção. A emoção fornece o combustível para obter mais poder neural para a criação de poderosas redes neurais.

PRÁTICA: Gaste 10 a 15 minutos por dia visualizando-se atingindo seus objetivos. Isso deve ser tão vívido, dinâmico e agradável que envolve facilmente emoções positivas.

 

Meditação
Os verdadeiros mestres da manifestação meditam diariamente. Quando você medita, diminui a conversa sem sentido e sem fundamento da mente ocupada e acessa a calma sabedoria permanente de sua consciência interior e a habilidade do foco a laser. Meditação é o processode relaxar o corpo e acalmar a mente. Para aproveitar os benefícios da plasticidade neural, é necessário desativar a resposta ao estresse e estimular a resposta ao relaxamento. Quando você está estressado, seu cérebro adia rigidamente os caminhos neurais mais fortes da sobrevivência e o caminho de menor resistência. Consequentemente, durante o estresse, você não tem acesso a redes neurais recém-formadas porque elas ainda não foram testadas e comprovadas. A maioria das pessoas vive em um estado perpétuo de estresse, acreditando que se sente tenso, pressionado pelo tempo ou sobrecarregado. Isso simplesmente não é verdade e é o resultado de uma mente e corpo indisciplinados.

O córtex pré-frontal é o mecanismo real no cérebro que a meditação ativa, que ajuda o corpo a mudar da resposta ao estresse para a resposta ao relaxamento. Foi chamado de embreagem que libera o pedal do acelerador e aciona os freios. Pesquisas mostram que a meditação aumenta a massa cinzenta no córtex pré-frontal. O córtex pré-frontal dos meditadores é realmente maior que o dos não meditadores. Pesquisadores de Harvard, Yale e do Massachusetts Institute of Technology foram os primeiros a descobrir que a meditação altera a estrutura e a função do cérebro e, especificamente, o córtex pré-frontal. Segundo Sara Lazar, líder do estudo e psicóloga da Harvard Medical School,

Nossos dados sugerem que a prática da meditação pode promover plasticidade cortical em adultos em áreas importantes para o processamento cognitivo e emocional e bem-estar. 8

PRÁTICA: Gaste 10 minutos por dia, sentado, parado, concentrando-se na inspiração e na expiração. Recupere sua mente a qualquer momento que vagueie em qualquer coisa, menos na sua respiração. A meditação é a forma mais alta de treinamento mental que disciplina a mente para se concentrar no que você deseja e permite que o sistema nervoso produza homeostase.

 
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