Enquanto euforia é usada para descrever um estado de extrema felicidade, a disforia é o oposto - é um profundo sentimento de desconforto ou insatisfação. Embora a disforia não seja um diagnóstico de saúde mental por si só, é um sintoma associado a uma variedade de doenças mentais, como ansiedade, depressão e abuso de substâncias.

A disforia pode acompanhar outros sinais de depressão ou problemas de saúde mental, como choro, perda de interesse em atividades prazerosas e distúrbios no apetite ou no sono.

Indivíduos com disforia podem pensar de maneira diferente. Um estudo de 2019 publicado na Psychiatry Research descobriu que a disforia estava ligada a pensamentos mais frequentes sobre o futuro.

Indivíduos com disforia relataram mais pensamentos negativos

e resultados mais irreais ou implausíveis.

Prevalência

Um indivíduo com disforia pode não necessariamente se qualificar para um diagnóstico de doença mental, como depressão. Em vez disso, seus sintomas podem ser muito leves ou muito curtos para atender aos critérios.

Estima-se que cerca de 5% da população em geral sofra disforia, com mulheres entre 25 e 44 anos em maior risco.
A disforia pode ser passageira ou de curta duração. Muitas vezes resolve rapidamente. Mas a disforia a longo prazo, que geralmente está relacionada a uma doença mental, pode causar um risco maior de suicídio.

Causas

Estressores ambientais, como a perda de um ente querido, um ambiente estressante de trabalho ou conflitos familiares, podem causar sentimentos de disforia.

Algumas condições físicas de saúde, como deficiências nutricionais, problemas de tireóide ou toxicidade também podem causar disforia. Além disso, pode ser um efeito colateral de certos medicamentos.

A disforia pode estar associada a uma variedade de condições de saúde mental. Indivíduos com as seguintes doenças mentais podem relatar disforia:

• Depressão
    Transtorno afetivo sazonal
    Transtorno esquizoafetivo
    Transtorno bipolar
    Desordem de ajuste
    Transtorno da Personalidade

Uso de substâncias

Até 70% das pessoas com dependência de álcool relatam disforia durante o consumo pesado. Indivíduos com dependência de álcool e um transtorno de humor são especialmente propensos a experimentar mais disforia, bem como piores resultados clínicos.

Em alguns casos, a disforia pode levar a beber muito. Em outros casos, beber em excesso pode causar disforia. O humor geralmente melhora quando um indivíduo para de beber. Mas a melhoria pode não ser imediata.

A disforia também tem sido associada ao uso do tabaco. Está associado a níveis mais altos de dependência do tabaco, maiores barreiras à cessação do tabagismo e sintomas mais graves de abstinência.

Entre todos os sintomas depressivos, a disforia possui a associação mais forte com os resultados do tabagismo. Pesquisadores suspeitam que seja central no desenvolvimento e manutenção do tabagismo não adaptativo.

Um estudo de 2019 publicado na Addictive Behaviors descobriu que indivíduos com ansiedade relacionada à dor têm maior probabilidade de fumar cigarros para lidar com sentimentos de disforia.

Disforia de Gênero

Atualmente, o termo disforia é mais comumente usado quando se discute disforia de gênero. A disforia de gênero refere-se à angústia que um indivíduo experimenta quando sua identidade de gênero difere do gênero ao qual foram designados no nascimento.
A disforia às vezes se resolve quando o indivíduo transita - ou começa a viver - como o mesmo sexo com o qual se identifica. No entanto, algumas pessoas continuam a ter disforia durante e após a transição.

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

A disforia também pode ser discutida em termos de transtorno disfórico pré-menstrual (PMDD). O TDPM é uma forma muito mais grave de síndrome pré-menstrual (TPM).
Os sintomas podem incluir uma variedade de sintomas físicos e psicológicos, incluindo mau humor, irritabilidade, depressão e baixa auto-imagem. Pode ser tratado com medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Tratamento

Se você estiver com um humor disfórico que dura mais de duas semanas, é importante procurar ajuda profissional. Comece conversando com seu médico. Seu médico desejará descartar quaisquer condições médicas ou interações medicamentosas que possam estar causando sua disforia.

Depois que os problemas de saúde física forem descartados, você poderá ser encaminhado a um profissional de saúde mental. Um profissional de saúde mental pode avaliar seus sintomas e determinar se sua disforia faz parte de uma condição de saúde mental.

O tratamento depende da causa da disforia. A terapia da conversa, a medicação ou as mudanças no estilo de vida podem ser recomendadas para ajudar a melhorar seu humor e ajudá-lo a se sentir melhor.