• Embora as pessoas tendam a pensar na ansiedade como um problema de saúde mental, ela também pode ter efeitos físicos no corpo. Algumas pessoas com ansiedade podem experimentar uma sensação de coceira na pele, juntamente com outros sintomas.

Ansiedade e coceira também podem levar a um círculo vicioso em alguns casos. Alguns sintomas de transtornos de ansiedade podem causar uma sensação de coceira, e essa sensação pode se tornar uma fonte de irritação e até ansiedade.

Esse ciclo de ansiedade e coceira pode ser difícil de quebrar. A ansiedade também pode
causar problemas de pele subjacentes em algumas pessoas, causando mais coceira.

Tratar a causa subjacente da ansiedade e coceira pode ajudar a aliviar os sintomas e interromper o ciclo. Qualquer pessoa que tenha sintomas de um transtorno de ansiedade que estejam afetando sua qualidade de vida deve conversar com um médico ou profissional de saúde mental.

Embora nem sempre seja o caso, a ansiedade e a coceira às vezes podem compartilhar um relacionamento muito próximo.

A coceira pode ser um sinal de alguns problemas diferentes, mesmo em pessoas que lidam com ansiedade. A coceira pode ser causada por uma reação alérgica na pele ou em contato com produtos químicos agressivos ou outros irritantes.

Em pessoas com problemas de pele

Uma pessoa com uma doença de pele subjacente também pode ter coceira aumentada em relação à doença. Nesses casos, os sintomas de estresse podem exacerbar os sintomas ou desencadear um surto da doença de pele.

O que se observa que as pessoas que vivem com doenças crônicas da pele que causam coceira frequentemente relatam que o estresse psicológico é um fator agravante para seus sintomas.

Pessoas com doenças como psoríase, líquen plano ou eczema podem achar que seus sintomas pioram quando estão estressados, nervosos ou ansiosos.

Em pessoas sem problemas de pele

Os efeitos do estresse e da ansiedade na coceira não afetam apenas as pessoas com condições existentes. A coceira crônica também pode aparecer devido ao estresse em uma pessoa sem uma condição subjacente.

É mais provável que esse sintoma ocorra em pessoas que enfrentam situações de estresse muito alto, têm condições psicológicas ou estão passando por um evento importante da vida.

Nas pesquisas de consultório em pequena escala com estudantes sobre seus níveis de estresse e sintomas de pele. Os resultados indicaram que, mesmo sem condições subjacentes, os estudantes com níveis de estresse autorreferidos mais altos apresentaram mais sintomas na pele, incluindo coceira.

Um transtorno de ansiedade também pode causar a sensação de coceira. Nesses casos, a coceira não é devida a uma condição subjacente da pele ou irritante, mas sim como um sintoma de ansiedade.

O estresse causa várias alterações no corpo, como flutuações hormonais e alterações no sistema nervoso, que podem levar a sensações desagradáveis ​​ao longo de um ou mais nervos. Essas sensações podem causar uma sensação de queimação ou coceira em qualquer lugar da pele.

Outros sintomas de ansiedade

Embora os sintomas de ansiedade possam variar de pessoa para pessoa, não é incomum uma pessoa com transtorno de ansiedade sentir uma sensação de coceira, picada ou irritação na pele. O sintoma é tão real para a pessoa quanto uma coceira física, e seria difícil diferenciá-la.

No entanto, é raro que a ansiedade cause apenas coceira, e a pessoa provavelmente experimentará outros sintomas de ansiedade, incluindo:

1. nervosismo ou inquietação
    ritmo cardíaco acelerado
    a sensação de que a mente está correndo
    dificuldade em focar
    sentindo-se em perigo ou em estado de pânico
    Espamos musculares
    sudorese, possível levando a erupções cutâneas
    insônia
    evitando certas atividades que causam estresse ou ansiedade
    Os sintomas de estresse ou ansiedade, incluindo prurido, às vezes podem ir e vir, com alguns aparecendo apenas em momentos de estresse muito alto. Noutros casos, os sintomas podem persistir ao longo do dia, melhorando ou piorando em diferentes momentos.

A coceira também pode causar danos à pele, como pele descolorida, quebrada ou sangrando, se a pessoa arranhar ou esfregar demais as áreas com coceira.

O prurido pode causar ansiedade?

Embora a ansiedade possa causar comichão ou piorar, o inverso também é verdadeiro. Prurido e condições que causam prurido persistente podem ser uma fonte de ansiedade.

Li um artigo da Neuroscience & Biobehavioral Reviews que observa a existensia de uma associação entre condições crônicas de coceira e níveis mais altos de estresse e ansiedade.

Os autores afirmam que muitas pessoas com coceira crônica experimentam significativamente mais ansiedade do que aquelas que não lidam com esse problema.

Pessoas com uma condição da pele como eczema ou psoríase podem encontrar a própria condição uma fonte de estresse e ansiedade. Os sintomas podem atrapalhar a vida cotidiana, e uma crise pode ser perturbadora e irritante.

A coceira física não é a única fonte de ansiedade para pessoas com essas condições. Pessoas com problemas de pele que causam danos visíveis ou marcas na pele podem lidar com estresses sociais ou ansiedade ao interagir com outras pessoas.

Nesses casos, lidar com uma coceira crônica pode ser uma fonte de alto estresse ou ansiedade.

What do you want to do ?
New mail