O termo psicossomático refere-se a sintomas físicos reais que surgem ou são influenciados pela mente e emoções, em vez de uma causa orgânica específica no corpo (como um ferimento ou infecção).

Uma doença psicossomática se origina ou é agravada por estresse emocional e se manifesta no corpo como dor física e outros sintomas . A depressão também pode contribuir para doenças psicossomáticas, especialmente quando o sistema imunológico do corpo foi enfraquecido por estresse severo e / ou crônico.

Um equívoco comum é que as condições psicossomáticas são imaginárias ou "tudo na cabeça". Na realidade, os sintomas físicos de condições psicossomáticas são reais e requerem tratamento como qualquer outra doença. Infelizmente, o tratamento eficaz nem sempre ocorre de maneira oportuna ou eficaz.

O estigma social generalizado associado à doença psicossomática pode impedir alguém de procurar tratamento.

1.  Mesmo quando alguém procura tratamento, o estigma também está presente nas comunidades de pesquisa e médicas,
  2. pelo menos em parte porque os mecanismos que impulsionam a relação estresse-doença ainda não são totalmente compreendidos.

Sintomas psicossomáticos

Você pode não ter pensado muito sobre as formas únicas como o estresse se manifesta fisicamente, mas pode ser útil aprender a reconhecer quando está sob estresse extremo. Depois de identificar os sinais, você pode trabalhar para reduzir o efeito do estresse na sua saúde. Embora pareça uma tarefa complicada, na verdade existem algumas maneiras simples de determinar se você está estressado demais.

Os sinais físicos comuns de estresse incluem:

• "Borboletas no estomago
  • Coração de corrida
  • Palmas suadas
  • Músculos tensos
  • Muito outros

Os sinais corporais de estresse podem ser diferentes dependendo se você é biologicamente homem ou mulher. Por exemplo, as mulheres frequentemente relatam sintomas como fadiga apesar de dormir o suficiente, irritabilidade, distensão abdominal e alterações no período menstrual. Os sinais e sintomas de estresse em homens, por outro lado, têm maior probabilidade de incluir dor no peito, aumento da pressão arterial e mudanças no desejo sexual.

Os sintomas de estresse também variam com a idade. As crianças frequentemente exibem estresse por meio de seus corpos porque ainda não desenvolveram a linguagem de que precisam para comunicar como se sentem. Por exemplo, uma criança que está tendo dificuldades na escola pode ter dores de estômago frequentes e ser mandada para casa ou pedir para ficar em casa.

O estresse na adolescência pode ser especialmente intenso, principalmente durante os períodos de grande ajuste social e mudanças hormonais.

Às vezes, os sinais de estresse em pessoas nessa faixa etária podem passar despercebidos ou serem atribuídos à “angústia adolescente”, quando na verdade é um sinal de depressão adolescente.

Os idosos também são propensos à depressão, pois muitas vezes enfrentam vários fatores de composição, como isolamento, perda e luto, e problemas de saúde crônicos ou graves. 5 Se você está cuidando de um ente querido que está envelhecendo, certifique-se de conhecer os sinais de depressão em idosos.

Causas de doenças psicossomáticas

Na verdade, existem diferentes tipos de estresse, alguns dos quais podem ser positivos. Eustress é o que torna a vida revigorante e interessante. É uma sensação que dá vontade de se levantar de manhã e te mantém motivado.

Se você já gostou da emoção de andar de montanha-russa ou sentiu uma sensação de entusiasmo e satisfação ao concluir um projeto, você experimentou um "bom" estresse. Por outro lado, se você já experimentou uma grande perda, passou por uma grande mudança em sua vida ou suportou outros fatores estressantes, também sabe como é o estresse "ruim".

Assim como você pode sentir a vertigem e as sensações edificantes do bom estresse por toda parte, os efeitos negativos do mau estresse podem ser sentidos em sua mente e em seu corpo. Embora os mecanismos exatos não sejam completamente compreendidos, os pesquisadores sabem que o estresse e a depressão podem ser expressos como dor física e doença.

É um processo complexo, mas aqui está uma analogia que pode ajudar.

Compare seu corpo a uma panela de pressão. Se for permitido liberar seu vapor, ele funciona com eficiência. Se não conseguir liberar o vapor, a pressão continua a aumentar até que a tampa se solte. Agora, imagine que a panela já esteja sob pressão e você aplique mais pressão para manter a tampa fechada. Quando o recipiente não puder mais segurar toda a pressão, ele se quebrará em seu ponto mais fraco.

Como a panela de pressão cedendo no ponto mais fraco de sua estrutura, doenças relacionadas ao estresse têm maior probabilidade de se desenvolver onde seu corpo já está enfraquecido.

Alguém que está sob estresse e não é capaz de “desabafar” suas emoções ou que tenta “manter tudo sob controle” acabará chegando a um ponto de ruptura emocional. Pode se manifestar como sintomas físicos ou desencadear um episódio de depressão grave .

Em retrospecto, você pode perceber que havia alguns sinais de alerta ou "pistas" de que essa ruptura estava chegando - especialmente em termos dos sintomas físicos que você experimenta. Por exemplo, se seu pescoço sempre foi sua fraqueza física, você pode perceber que sua dor aumenta quando está estressado. Dor nas costas, problemas de estômago e dores de cabeça são outras formas comuns pelas quais o estresse pode se instalar em seu corpo.

Diagnóstico de doença psicossomática

Quando você vai ao médico com sintomas físicos, ele geralmente procura primeiro uma explicação física para a sua dor. Se não houver uma causa física óbvia que eles possam facilmente testar, chegar a um diagnóstico e plano de tratamento pode ser complicado.

Quando isso acontece, as pessoas podem sentir que o médico não está levando os sintomas a sério, pensando que a pessoa está inventando ou que está "tudo na cabeça". Quando o médico não consegue encontrar uma causa física clara para a sua dor (como uma lesão ou uma infecção), ele pode perguntar como você se sente emocionalmente.

A esperança é que, se uma fonte de estresse puder ser identificada, ela possa ser tratada (da mesma forma que você faria com uma lesão ou doença). Quando eles perguntam sobre o estresse em sua vida, o médico não quer dizer que sua dor não é real. Os sintomas causados ​​pelo estresse que você sente em seu corpo são muito reais, são apenas causados ​​por um mecanismo diferente que, digamos, se você quebrou um osso.

Tratamento para doenças psicossomáticas

Seu médico pode querer que você converse com um profissional de saúde mental, mas isso não quer dizer que seus sintomas físicos precisem apenas de tratamento psicológico. 9

É importante aprender como gerenciar o estresse de maneira eficaz , mas isso geralmente é um processo e pode levar tempo. Nesse ínterim, você precisa tratar sua dor física e outros sintomas.

Por exemplo, se você tem dor no pescoço, aprender a lidar com gatilhos estressantes certamente pode ajudar a prevenir que isso aconteça - mas a dor não está apenas em sua mente.

Embora possa começar no cérebro, o estresse pode causar uma cascata de substâncias químicas no corpo que produzem inflamação nos músculos do pescoço, o que, por sua vez, causa dor. Você pode precisar de medicamentos antiinflamatórios ou outro tipo de tratamento, como massagem e fisioterapia para controlar a dor.

Outra analogia útil é pensar na doença psicossomática como um rio inundado que ocorre após o rompimento de uma barragem. O passo mais importante para evitar mais enchentes é consertar a barragem. Porém, também é necessário lidar com as enchentes que já aconteceram durante a reforma da barragem.

Ao aprender a lidar com os efeitos físicos do estresse, bem como a compreender as doenças psicossomáticas, é importante aprender a abandonar o que não está lhe servindo.

O primeiro passo é aceitar que você é humano e se permitir ser humano. Então, você deve estar disposto a fazer algum trabalho que pode ser difícil, como permitir-se sentir algumas emoções que podem ser difíceis de enfrentar.

Você pode precisar abandonar as expectativas e as velhas culpas - os "deverias" que têm guiado o seu comportamento. Você pode precisar abrir mão do controle em algumas áreas de sua vida ou diminuir sua tendência de buscar a perfeição .

Lembre-se de que não há problema em não atingir seus objetivos , desde que você esteja tentando e dando o seu melhor. Ao identificar o estresse em sua vida, você pode perceber que uma grande fonte é a pressão que exerce sobre si mesmo - e, portanto, está sob seu controle.