A manifestação fundamental do distúrbio é a contração involuntária recorrente ou persistente dos músculos na entrada da vagina , na ausência de causas físicas ou problemas anatômicos. O vaginismo é, na verdade, um espasmo involuntária dos músculos que rodeiam a vagina, o que, ao fechar a abertura vaginal, faz com que a penetração difícil e dolorosa, e em alguns casos impossíveis.

O vaginismo é um distúrbio raro, mas facilmente tratável , que afeta mulheres de todas as idades e causa uma variedade de sintomas que cada mulher experimenta de maneira diferente. Uma ansiedade específica para coito e penetração está frequentemente presente, como mencionado acima, independentemente da gravidade dos sintomas. Por outro lado, isso não significa que mulheres com vaginismo não possam alcançar e manter excitação sexual satisfatória. Eles podem buscar ativamente o contato sexual, desde que a penetração vaginal seja evitada.

Entre as principais consequências do vaginismo estão as dificuldades e o desconforto interpessoais . Em particular, existem frequentes problemas de casal, decorrentes, no homem, da frustração de não poder ter relações íntimas com o parceiro e, na mulher que sofre de vaginismo, da percepção de medo e inadequação.

O vaginismo é classificada como:

• Primária : a mulher nunca conseguiu ter relações sexuais com penetração devido a contrações involuntárias dos músculos vaginais;
  • Secundária : mulheres que foram capazes de experimentar um relacionamento no passado, mas que não conseguem mais penetrar após contrações involuntárias;
  • Generalizado : o vaginismo está presente constantemente e à medida que os parceiros mudam;
  • Situacional : a disfunção ocorre apenas com um certo tipo de estímulo, em certas situações e com certos parceiros.

Causas físicas

vaginismo é atribuível a fatores físicos foram associados com dolorosa localizada na área vaginal, tais como:

• rigidez excessiva do hímen ;
  • restos dolorosos de himenais ;
  • endometriose ;
  • atrofia senil da vagina ;
  • tumores pélvicos ;
  • doenças inflamatórias da pelve .

Portanto, recomenda-se iniciar o tratamento psicológico do vaginismo após a remissão da patologia física, a fim de obter um prognóstico favorável.

Causas psicológicas

Mais frequentemente, fatores psicológicos estão na base do desenvolvimento do vaginismo . Em particular, o distúrbio é frequentemente consequente a:

• traumas anteriores: abuso físico e / ou sexual;
  • doenças surgidas durante a infância: para as quais o corpo foi exposto repetidamente a tratamentos invasivos;
  • informação sexual inadequada, família rígida e / ou educação religiosa: medo do corpo e de seu funcionamento, terror de penetração (como 'desconhecido') ou de sentir dor, com o resultado de que a pessoa é inibida sexualmente;
  • atitudes de hipercontrole ;
  • incapacidade de relaxar;
  • reação secundária à dispareunia ;
  • pouco ou nenhum desejo, até aversão, de gravidez ;
  • disfunção sexual masculina : existe uma associação frequente entre vaginismo em mulheres e distúrbio de ereção em homens; o vaginismo seria, neste caso, precedido por experiências repetidas e frustrantes de penetrações impossíveis;
  • homofobia internalizada .

tratamento

Para um tratamento eficaz, é necessário, em primeiro lugar, marcar uma consulta pélvica completa com um ginecologista, a fim de excluir possíveis causas orgânicas.

O tratamento de escolha é um extenso programa terapêutico que combina psicoeducação, terapia cognitiva e exercícios comportamentais.